DOMINGÃO TARIFA-ZERO TRANSPORTA MAIS DE 164 MIL PESSOAS

Os impactos positivos da implantação do Domingão Tarifa Zero nos ônibus de Teresópolis estão refletidos nos números crescentes do projeto e na visível retomada da relação da população com a cidade e com o uso do transporte público. Entre os dias 5 de janeiro e 16 de fevereiro, 164.229 pessoas viajaram nos Ônibus aproveitando o passe livre. A média de passageiros é de 23,4 mil passageiros a cada domingo, número superior ao que era transportado an tes da pandemia.

Desde o início da pandemia, não se tinha tantas pessoas utilizando os ônibus aos domingos, aproveitando para visitar, com toda a família, pontos de lazer tradicionais da cidade, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, e também as novas opções, como a Praça Olímpica e o Parque Regadas, que estão recebendo o projeto Domingo no Parque, da Prefeitura Municipal de Teresópolis.

O Domingão Tarifa Zero não vem somente promovendo o retorno do teresopolitano ao transporte público e aumentando as oportunidades da população de acesso ao lazer; ele também tem influência direta na economia da cidade. Se cada cidadão que usa o ônibus aos domingos, utilizou o recurso economizado com a passagem no comércio, estima se que quase RS 800 mil tenham sido injetados na economia de Teresópolis. Se contabilizar ainda a redução do preço da passagem de RS 5,30 para R$ 4,90, esse valor chega próximo a R$ 1 milhão.

Com o aumento da demanda de passageiros aos domingos, as empresas aumentarem o número de viagens nesse dia em quase 18%, saltando de uma média de 554 horários no ano passado para 650 agora. A medida era um pedido antigo da população, mas de difícil execução diante da baixa demanda e da falta de políticas públicas para o transporte coletivo.

O número de viagens ofertadas atualmente no domingo supera, inclusive, o que era oferecido antes da pandemia, no ano de 2019, que fechou com uma média de 494 horários. Um avanço que a população já percebe nas ruas.

Política de Privacidade Política de Cookies Termos e Condições