Os motoristas de ônibus de Teresópolis estão participando de um programa de treinamento através de uma parceria entre as Viações Dedo de Deus, 1º de Março e 19 de Janeiro com o Sest Senat, instituição voltada para o serviço social e de aprendizagem na área de transporte.
Até o momento, mais de 175 motoristas já passaram pela capacitação e a expectativa é que todos os 260 profissionais do transporte coletivo da cidade recebam esse treinamento até o primeiro semestre do próximo ano. Até o momento, as empresas investiram quase R$ 50 mil nessa ação. De acordo com Marcelo Guzzo, gerente administrativo da viação, o ciclo de treinamento reforça o compromisso com a segurança e bom atendimento nos ônibus.
Na última pesquisa com os clientes do serviço de transporte coletivo da cidade o atendimento ao cliente e a segurança em relação a acidentes de trânsito foram os dois itens da qualidade com maiores notas, o que já é um reflexo dos investimentos na equipe e do engajamento dos motoristas.
Entre os destaques do programa de treinamento desenvolvido com o Sest Senat está a possibilidade do uso do simulador de direção, que reproduz a experiência de condições meteorológicas e de tráfego adversas, além de testar e adequar as reações do motorista em situações de risco.
O motorista Welne de Andrade, que trabalha nas linhas 27A (Meudon x Fazenda Ermitage) e 46A (Alto x Fonte Santa) já passou pelo treinamento e aprovou o conteúdo. "Reforçamos os conhecimentos em direção defensiva e tivemos treinamento de ponto cego durante o simulado", detalhou o profissional.