Em uma importante iniciativa, o Programa Selo Verde é fruto de uma parceria entre o SEMOVE, INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e o Despoluir, programa ambiental do transporte da CNT e do SEST/SENAT. O Selo verde tem como objetivo reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente e o consumo de diesel pelas empresas de transporte público coletivo.
O projeto consistente na medição e controle da emissão de poluentes pelos motores dos ônibus através de equipamentos especializados. A medição ocorre a cada quatro meses por técnicos do convênio, que percorrem as sedes das empresas com as cinco unidades móveis do Programa Despoluir. Nessa medição, os técnicos avaliam a qualidade dos combustíveis e a opacidade da fumaça preta emitida pelos motores. As avaliações são feitas de acordo com critérios estabelecidos em legislação ambiental estadual, segundo resolução Conema 58, que aprova a NOP-Inea 14 - Procon Fumaça Preta. Os veículos que estão em conformidade com os níveis aceitáveis de poluição, recebem um adesivo do Selo verde. O serviço inclui também a entrega de laudos e o acesso a um banco de dados que permite a consulta do histórico de medições da frota.
Pra você ter uma ideia, somente em 2022, foram aferidos 51.527 veículos e, deste total, 99,4% foram aprovados. Isso significa que cerca de 48.432,91 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas no meio ambiente. No mesmo período, 18 milhões de litros de diesel também deixaram de ser consumidos. A FAOL, empresa de transporte público do município de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, tem em todos os seus coletivos o selo verde. A empresa vem investindo constantemente em ações que visam diminuir os impactos para o meio ambiente, garantindo um transporte mais ecológico. Além de possuir o selo verde em todos os coletivos da frota atual, a FAOL vem renovando gradativamente sua frota, com veículos mais novos e modernos, garantindo assim que, a frota em operação no município esteja alinhada com os mais novos e eficientes padrões de preservação do meio ambiente.