Sentido principalmente pelos clientes do transporte coletivo, os ônibus enfrentam muitos engarrafamentos e nas comunidades, o estacionamento irregular é o principal desafio para conseguir operar 1.230 viagens, com 94 veículos e em todo o município.
Bairros como Morro do Perpétuo, Álvaro Paná, Bairro dos Funcionários, Beira Linha e Pimentel estão no topo dos bairros com maior incidência de estacionamento irregular. Além de atrasos, os impactos causados pelos veículos mal estacionados chegam a ocasionar a redução de viagens programadas, principalmente com a retenção dos coletivos nos bairros, impedindo que sigam a operação programada. Os principais afetados com o estacionamento irregular são os clientes do transporte coletivo, que por vezes, tem o seu tempo de espera prolongado ou até mesmo a perda da viagem programada. Com um crescente número de veículos emplacados no município, Teresópolis enfrenta nas ruas o desafio dos deslocamentos, o município também não possui um P.M.U (Plano de Mobilidade Urbana), que é responsável por estudar os deslocamentos da população, trazendo medidas inteligentes para o serviço de transporte público e trânsito em geral.
Teresópolis tem mais de 106 mil veículos emplacados para uma população de aproximadamente 186 mil habitantes. Os impactos afetam diretamente os clientes do transporte coletivo que, segundo levantamento feito pelo setor operacional das empresas, no último ano, o município deixou de ter cerca de 1.832 viagens de ônibus que estavam programadas. Nesse levantamento, diversos aspectos foram levados em consideração como obras em vias públicas, estacionamento irregular de veículos, trocas técnicas e engarrafamentos.