Em comparação com as eleições de 2021, onde não houve gratuidade no transporte público, as Viações Dedo de Deus e 1° de Março registraram um aumento de 47,5% de embarques no município. Pesquisa realizada pela BSRJ mostra aprovação da população ao tarifa zero e elogios para o aumento de oferta de horários, conforme ocorrido no último domingo (06/10).
Segundo dados oficiais das empresas de ônibus de Teresópolis, no último domingo (06/10), as empresas tiveram um aumento de demanda de quase 50%. A gratuidade em todas as linhas e a operação de 1230 viagens no dia foram os principais atrativos. A BSRJ foi às ruas e também lançou em grupos uma pesquisa para saber dos usuários quais suas opiniões sobre a tarifa zero nos ônibus em Teresópolis e como foi a experiência de utilizar o serviço gratuito. Das 67 entrevistas realizadas pela BSRJ 87,8% dos entrevistados classificaram como ótimo o serviço prestado e as viagens realizadas, sendo os horários ofertados um dos principais atrativos para a população. Além de questionados sobre a experiência vivida no dia, a BSRJ também questionou sobre as opiniões para a implantação em dias comuns, tornando assim o serviço gratuito para a população. Nessa questão, 91,7% dos entrevistados aprovam a ideia e classificam como necessário.
Nas entrevistas de rua, a BSRJ encontrou relatos que chamaram a atenção. Os entrevistados alegavam sempre aspectos parecidos para justificar sua aprovação pelo serviço gratuito: "Sobrar um pouquinho mais de dinheiro do nosso salário". Essa informação é crucial para políticas públicas voltadas para o setor. Vale lembrar também que, maioria dos usuários do transporte coletivo no município recebem dois salários mínimo ou menos, segundo levantamento feito pelo Instituto WRI Brasil, através da pesquisa QualiÔnibus.