Somente entre Janeiro e Abril de 2023, em todo o município, foram contabilizados cerca de 300 fraudes no uso das gratuidades para estudantes, idosos ou pessoas com deficiência. Em 2014, as empresas de transporte do município tiveram um rombo de 33 milhões de reais devido a fraudes no sistema de gratuidades. Este valor, corresponde a cerca de 45 ônibus novos.
Operando em Teresópolis a mais de seis décadas, as Viações Dedo de Deus e 1° de Março transportaram cerca de 1,4 milhão de passageiros no último mês de março. Deste total, cerca de 621.850 com direito a gratuidade no serviço de transporte. Em Teresópolis, o número de passageiros transportados com algum tipo de gratuidade chega a 40% do valor total de usuários do transporte coletivo. Visando diminuir casos de fraude na concessão das gratuidades aos usuários, as empresas iniciaram uma campanha de conscientização sobre o uso indevido dos vales transporte. Para identificar as fraudes, as empresas fazem um levantamento através de biometria facial, com câmeras instaladas junto dos validadores dos ônibus que, no momento que o usuário está passando na roleta, o sistema tira uma foto de quem está usando o cartão e compara com o cadastro do beneficiário no sistema da RioCard. Constatada a fraude, o cartão é bloqueado e o beneficiário deverá comparecer a loja da RioCard.
Visando conscientizar os usuários, a campanha conta com adesivos em todos os veículos da empresa, além de busdoor na traseira dos veículos. Segundo informações do próprio anúncio da campanha, tanto o portador do cartão gratuidade, quanto quem pratica tal fraude, podem responder criminalmente, por crime contra a economia popular e por estelionato.