Ar condicionado, suspensão a ar, carregador USB, trava nas portas, tarifa menor e sistema de integração: prefeitura do Rio iniciou ontem(16), operação da frota 0km no corredor trans-olímpica, com 48 veículos novos. Enquanto isso, em Teresópolis, cidade a cerca de 60km de distância da capital, empresa mente para continuar operando com veículos vencidos que, incrivelmente, chegam ao número de 23 veículos. Além destes, outros 7 estão a menos de 15 dias de vencerem também, tendo sua operação contrária ao que manda a lei Municipal.
Ontem(16), a prefeitura municipal do Rio de Janeiro deu início a operação dos novos 48 veículos 0km do sistema BRT. Ao todo, foram 17 estações reformadas e 2 terminais revitalizados para a preparação da nova era do BRT. Situada na região serrana do estado, Teresópolis conta com uma única empresa operando todas as suas linhas municipais, a Viação dedo de Deus que, há 62 anos é alvo de diversas reclamações dos usuários dos seus serviços prestados. Dentre as diversas reclamações está a frota que, dos atuais 89 veículos, 23 estão vencidos, ou seja, rodando em desconformidade com a lei Municipal que prevê idade máxima de até dez anos de operação. Além destes, outros 7 estão prestes a completar também a idade máxima permitida pela lei municipal, chegando assim aos incríveis 30 veículos vencidos ainda em operação, valor este correspondente a cerca de um terço de toda a frota operante no município. Segundo representantes da empresa, os 23 veículos vencidos não foram usados durante a pandemia de Covid-19, por isso a empresa conseguiu uma autorização para seguir operando. O fato contraditório é que, os mesmos 23 veículos foram flagrados operando normalmente durante o período pandêmico e ainda com horários reduzidos, promovendo aglomerações e superlotação nos horários de pico.
Enquanto a empresa nega redução de frota, fato é notório nos diversos levantamentos feitos pelo Detran. No levantamento de 2012, Teresópolis tinha em operação 321 ônibus, divididos entre as empresas operadoras das linhas municipais e empresas de turismo. Já no levantamento de 2022, o número total de ônibus licenciados no município é de 276, também divididos entre os veículos das empresas operadoras de linhas municipais e empresas de turismo. Com base nos dados destes levantamentos, em uma década o município teve uma redução de 45 ônibus do transporte coletivo, enquanto a frota de veículos aumentou em mais de 35 mil novos carros.